Hospital Martagão Gesteira celebra 60 anos com bolo de 60 metros

O Hospital Martagão Gesteira, referência pediátrica na Bahia, comemorou, nesta segunda (17), 60 anos de prática de medicina para crianças e adolescentes. Como uma grande história pede uma celebração à altura, um bolo de 60 metros foi oferecido para colaboradores, pacientes e comunidade do bairro do Tororó.

Inaugurado em 1965, com idealização que data da década de 40 pelo pediatra Álvaro Bahia, o projeto foi criado para suprir a carência de leitos pediátricos em Salvador e ser um aliado no combate ao então elevado índice de mortalidade infantil.

Equipe do hospital comemorou junto com a comunidade. Foto: divulgação

O nome do hospital foi uma homenagem de Álvaro a um grande amigo, Martagão Gesteira, que, junto com ele, fundou a Liga, entidade mantenedora da instituição. A presidente de honra da Liga Álvaro Bahia, Rosina Bahia, neta do fundador do hospital, relata esse viés emocional em prol da caridade e saúde dos pequenos soteropolitanos:

Com imensa emoção e grande satisfação, vivenciamos esse aniversário dos 60 anos do Martagão. Sonho de vida do nosso saudoso pediatra Álvaro Pontes Bahia, meu querido avô materno que, na verdade, teve esse grande ideal em sua vida e o perseguiu durante muitos longos anos, que foi a criação do primeiro hospital pediátrico do Norte/Nordeste do Brasil, tentando favorecer as crianças da nossa terra.

Atualmente, o local é um dos maiores hospitais exclusivamente pediátricos do Norte e Nordeste, sendo referência em casos de alta complexidade. Os números revelam a importância da casa para o estado. Somente em 2024, o Martagão foi responsável por mais da metade (66,7%) das cirurgias oncológicas em pacientes de 0 a 14 anos; por 47,9% dos tratamentos oncológicos; por 43,1% das cirurgias cardíacas e por 17,6% das cirurgias neurológicas na Bahia. Em média, por ano, o hospital realiza mais de 500 mil atendimentos, em 27 especialidades médicas.

Um doce símbolo: bolo de 60 metros coroa a história do Martagão

Foto do bolo e do destaque: divulgação