Na última terça (25), a Marina da Penha foi palco da apresentação do Campeonato Brasileiro de Va’a, que pela primeira vez será realizado no Nordeste, e Salvador foi a cidade escolhida para receber os 800 atletas brasileiros praticantes da canoagem havaiana. A disputa acontecerá neste final de semana, de 28 a 30 de março, no mesmo local, na marina.

O evento contou com a presença de autoridades dos governos municipal e estadual. Os representantes das duas esferas ressaltaram a relevância da capital baiana receber uma competição esportiva desse porte, que contará também com eliminatórias para a disputa pan-americana da modalidade.
Uma constante entre os discursos das autoridades presentes foi a importância da utilização da Baía de Todos os Santos para acontecimentos esportivos, que fomentam a prática das modalidades e aquecem o mercado turístico da cidade.
Na ocasião, um vídeo foi exibido, e, junto com relatos da organização do evento, imprensa e convidados puderam conhecer a trajetória do esporte no Brasil, desde sua chegada, em Santos, nos anos 2000, até o campeonato atual.

Dança polinésia
Ao final da solenidade, a atleta e professora de dança polinésia Georgia Michelucci fez uma apresentação solo, bailando ao som de uma das canções da animação da Disney, Moana. Confira como foi o momento, uma bela homenagem à cultura do Hawaii e da Polinésia:
A realização do campeonato ficou por conta da M1 Eventos, com chancela da Federação Baiana de Va’a (FEVAABA) e patrocínio oficial do Governo do Estado da Bahia e da Prefeitura de Salvador.
Serviço
Campeonato Brasileiro de Va’a
Quando: 28 a 30 de março de 2025
Onde: Marina da Penha, na Ribeira
Quanto: evento gratuito para o público
Instagram da Confederação Brasileira de Va’a
Fotos e vídeos: Conecta PR
#CoberturaConectaPR
