Associação Baiana de Startups toma posse e oficializa R$ 20 milhões de investimento em inovação na Bahia

Com o objetivo de integrar, visibilizar e fomentar a formação de startups dentro do estado da Bahia, ocorreu nesta sexta (28), no Hub Salvador, a cerimônia de posse para o novo biênio (2025/2026) da diretoria da Associação Baiana de Startups (ABAS). Além disso, o momento também firmou a consolidação da parceria entre a ABAS e o Hub Salvador com um espaço permanente a partir de Abril.

A nova gestão da ABAS tem como foco ampliar sua presença no ecossistema de inovação da Bahia, promover conexões estratégicas e fortalecer a inclusão no setor com R$20 milhões oficializados para investimento de capital monetário e intelectual, ajudando as startups a superar possíveis barreiras iniciais. Thiago Santos, diretor de investimentos da ABAS, detalha a ação:

Existem mais de 14 fundos e grupos anjos disponíveis com valor acima de 20 milhões de reais a postos para poder realizar investimentos diretos nas startups.

Nova diretoria da ABAS: fôlego renovado para expandir as startups na Bahia. Foto: divulgação

No evento de posse, além da equipe da associação, também estiveram presentes representantes da UFBA, IEL BA, IFBA, Rede+, Jireworld, Sebrae e Prefeitura de Salvador, entre outros.

O presidente Mateus Couto, empresário com atuação global, fundador da Solvum e investidor de mais de 35 empresas, destacou que a missão da entidade é apoiar startups, facilitar investimentos e conectar os principais agentes do setor para impulsionar o desenvolvimento do estado.

Atualmente, a Bahia conta com uma diversidade de startups, especialmente no setor criativo e em deep techs. No entanto, segundo Couto, desafios como logística e comunicação ainda dificultam a integração do ecossistema:

Nosso maior desafio é o tamanho do estado, mas acreditamos que a governança pode superar essa barreira. Ao mesmo tempo, há grandes oportunidades para quem chega primeiro e propõe novas iniciativas.

Para tornar o estado uma referência nacional em inovação, a ABAS pretende aprimorar a governança e a gestão dos players do setor, utilizando dados abertos e estruturando um observatório para monitorar o crescimento das startups. Além disso, a associação busca facilitar o acesso a crédito, orientando os empreendedores sobre como captar e utilizar esses recursos de forma eficiente. “Não se trata apenas de obter investimento, mas de transformar esse capital em soluções escaláveis”, destacou Couto.

ABAS: conexões com parceiros locais para acelerar o mercado das startups. Foto: divulgação

Entre as primeiras ações da nova gestão, está a parceria com o Hub Salvador, que tem como objetivo ampliar a rede de inovação e fortalecer a presença da ABAS no mercado. Antônio Rocha, CEO do Hub, explicou que a colaboração visa consolidar um ambiente de inovação ativo na capital baiana. “A ABAS precisa estar onde as empresas estão. Essa conexão beneficia tanto a associação quanto os parceiros locais”, afirmou o CEO. Nos primeiros meses, a parceria se concentrará na realização de eventos e na ampliação do posicionamento da ABAS no estado.

Além da expansão territorial, a nova diretoria da ABAS pretende fortalecer a inclusão no ecossistema de inovação. A vice-presidente Laís Azevedo, empresária e empreendedora há 14 anos, CEO do Movimento Povoar e membro da Forbes Black e Forbes Women, ressaltou que startups lideradas por mulheres ainda enfrentam desafios, como barreiras linguísticas e a falta de acesso à informação sobre inovação:

Nosso objetivo é democratizar esse conhecimento, especialmente para negócios tradicionais que já inovam, mas não se reconhecem dessa forma.

Laís Azevedo reforçou que a ABAS pretende intensificar iniciativas de capacitação e disseminação de informações, garantindo que mais empreendedores tenham acesso a oportunidades. “Queremos que o conhecimento chegue a quem pode utilizá-lo para crescer no ecossistema de inovação e desenvolver seus negócios”, concluiu a empresária.

Por fim, o presidente reforça o convite para que empreendedores se aproximem da ABAS e aproveitem as oportunidades oferecidas pela instituição. “Nosso objetivo é servir ao ecossistema, ajudando startups a crescerem mais rápido e de forma estruturada. Queremos devolver ao mercado o que aprendemos e contribuir para o avanço do setor na Bahia. Então venha com a ABAS”, finalizou Mateus.

Sobre a ABAS

A Associação Baiana de Startups (ABAS) é uma organização sem fins lucrativos, dedicada ao fortalecimento do ecossistema de inovação e tecnologia na Bahia. Com foco na conexão entre empreendedores, investidores e agentes do setor, a ABAS promove iniciativas que impulsionam startups e fomentam o crescimento sustentável do ambiente de negócios inovadores no estado.

Hub Salvador

O Hub Salvador é um dos principais espaços de inovação e empreendedorismo do  Nordeste, reunindo startups, empresas e iniciativas que impulsionam a economia criativa e tecnológica. Localizado em um dos cartões-postais da cidade, o Hub oferece infraestrutura de ponta, programas de aceleração e uma comunidade vibrante para fomentar o desenvolvimento de negócios inovadores.

Foto: Instagram