Pela primeira vez na Bahia, “Volta ao mundo, Kamará” conta como NEOJIBA uniu berimbau e orquestra

O curta-metragem “Volta ao mundo, Kamará”, dirigido por Karol Azevedo e Eduardo Tosta, conta a história de “Kamarámusik, Concerto para berimbau, percussão e orquestra”, composição de Jamberê Cerqueira, que fez parte do programa da turnê internacional da Orquestra NEOJIBA em 2022 e rompeu barreiras culturais ao inserir o berimbau na música orquestral.

Produzido pelo NEOJIBA, com produção executiva do maestro Ricardo Castro, o roteiro do filme é assinado pelos diretores e também pelas jornalistas Telma Verçosa e Tatiana Mendonça.

Por meio de depoimentos de integrantes do NEOJIBA, imagens de bastidores, ensaios e apresentações, “Volta ao mundo, Kamará” traduz o efeito de maravilhamento que uma orquestra de jovens brasileiros causa em um público acostumado a ver de perto as maiores filarmônicas e os melhores instrumentistas.

Kamarámusik: a collab entre berimbau e orquestra. Foto: divulgação

O filme mostra as origens e o significado da composição por meio de depoimentos do próprio Jamberê; de Ricardo Castro, maestro e fundador do NEOJIBA, programa do Governo da Bahia; da pianista portuguesa Maria João Pires, que participou da turnê como solista convidada; do percussionista Raysson Lima e também do músico e mestre de capoeira Tonho Matéria.

O filme destaca não apenas a recepção do público estrangeiro, mas também a singularidade de uma obra que une um instrumento ancestral afro-baiano à grandiosidade de uma orquestra, que passa em algumas das salas de concerto mais prestigiadas do mundo, como a Concertgebouw, em Amsterdã, famosa por sua acústica e local em que figuras históricas e diversas como Gustav Mahler e Aretha Franklin apresentaram-se um dia.

“Kamarámusik” remonta aos instrumentos ancestrais de corda e arco criados em Angola, e em “Volta ao mundo, Kamará”, fica claro que, a cada vez que é apresentada, a composição aponta para a música do futuro, por sua integralidade e aspecto criativo.

Ficha técnica

Volta ao mundo, Kamará

Curta-metragem | documentário | 2024

Direção, fotografia, montagem e direção de arte: Karol Azevedo e Eduardo Tosta 

Roteiro: Karol Azevedo, Eduardo Tosta, Tatiana Mendonça e Telma Verçosa

Som: Karol Azevedo, Eduardo Tosta, Diego Barcelar e Rogério Lima

Produção executiva: Ricardo Castro

Produção: NEOJIBA

Serviço

Em cartaz no XX Panorama Coisa de Cinema – Salvador

08 de abril, às 18h15, no Cine Glauber Rocha (ingressos disponíveis no site)

09 de abril, às 18h, na Sala Walter da Silveira (entrada gratuita)

Foto do destaque: divulgação