Coletivo IMuNe com DJ RDD, Pedro Pondé e convidados no Colaboraê, no Rio Vermelho

Salvador será a última parada da turnê do festival itinerante Rolezinho Imune, que acontece no dia 26 de abril (sábado), a partir das 20h, no Colaboraê, no Rio Vermelho. Com show do Coletivo IMuNe, formado por Bia Nogueira, Cleópatra e Raphael Sales, o evento chega à capital baiana promovendo um potente encontro entre arte, representatividade e diversidade. Em Soterópolis, as participações especiais serão de Pedro Pondé, Fashion Piva e João Merín, além do DJ e produtor musical baiano Rafa Dias Days, mais conhecido como RDD e idealizador do projeto ÀTTØØXXÁ, que promete encerrar a noite com uma apresentação exclusiva.

Em circulação pelo Nordeste, o trio mineiro propõe um intercâmbio cultural com artistas locais, reforçando a valorização da música negra, indígena, periférica e LGBTQIAPN+ nas diferentes linguagens artísticas.

A proposta do Rolezinho Imune é apresentar um repertório eclético, fortalecendo a música independente e a cena cultural nordestina. Para Bia Nogueira, multiartista e idealizadora do Festival IMuNe, um dos maiores festivais de música negra do país, realizado pelo Coletivo IMuNe, a escolha de Salvador para fechar a turnê do Rolezinho é muito significativa, por ser a capital mais negra do Brasil:

O Imune é a estante da música negra. Hoje, somos um coletivo que ampliou seu foco para a música negra indígena, periférica, LGBTQIAPN+, mas tudo começou com a música negra, e não poderia ser mais simbólico terminar em Salvador.

Bia Nogueira. Crédito: Rafael Freire

“O público pode esperar um show animado, crítico, forte e cênico. Eu, Cleópatra e Raphael Sales estamos lançando nossos álbuns, mas também temos os lançamentos de 2020, feitos durante a pandemia, e ainda não conseguimos circular com essas músicas. Será um encontro delicioso entre a novíssima cena de Minas e a da Bahia”, completa Bia.

Dois nomes de peso que levarão suas influências do reggae ao palco, em um feat com o Coletivo Imune: Pedro Pondé e João Merín, rapper com uma trajetória marcada pela exploração de sonoridades. Junta-se a eles o precursor do trap baiano, Fashion Piva, que chega com um flow afiado e misturado à swingueira do pagode baiano.

Quem vai fazer o público vibrar até o final da programação é o DJ RDD, do ÀTTØØXXÁ, no qual é responsável pelos sintetizadores e beats. Como produtor, ele mescla o pop e a música eletrônica para criar hits como “Me Gusta”, da cantora Anitta feat. Cardi B & Myke Towers, que o levaram a ganhar destaque internacional.

Antes de Salvador, o Rolezinho Imune passou por Recife, Natal, João Pessoa, Fortaleza e Maceió. O projeto foi fomentado pela Bolsa Funarte de Música Pixinguinha 2023, por meio do programa de difusão nacional Funarte Rede das Artes 2023, com apoio da Funarte e do Ministério da Cultura.

Cleópatra. Crédito: Danilo Silva

O Rolezinho IMuNe

O projeto é realizado pelo Coletivo IMuNe, grupo de artistas formado por Bia Nogueira, Cleópatra e Raphael Sales, responsável pela criação do “Festival Imune”, uma plataforma que impulsiona a música negra em Minas Gerais. A proposta é apresentar ao público nordestino uma sonoridade potente, que mescla música brasileira, eletrônica, rap e ritmos das manifestações afro-mineiras, fortalecendo o intercâmbio cultural entre territórios.

O projeto também busca conectar o Coletivo IMuNe a artistas locais, promovendo imersões musicais e apresentações colaborativas. Entre as atividades, destaca-se o workshop “Do ancestral ao contemporâneo”, no qual os artistas convidados terão contato direto com a pesquisa sonora do coletivo.

Raphael Sales. Crédito: Letícia Sousa

Serviço

Rolezinho IMuNe – Show do Coletivo IMuNe: Bia Nogueira, Cleópatra, Raphael Sales e convidados + DJ RDD
Quando: 26 de abril (sábado)
Onde: Colaboraê (Rua Borges dos Reis, 81, Rio Vermelho)
Horários:
20h: abertura da casa
22h às 23h20: Coletivo IMuNe convida Pedro Pondé, João Merín e Fashion Piva
23h30 a 01h30: DJ RDD
Ingressos: neste link do Sympla | Primeiro lote – R$ 20,00

Foto de destaque: Instagram