Evento mundial dedicado à conscientização sobre os impactos socioambientais da indústria da moda, a Semana Fashion Revolution retorna a Salvador para mais uma edição entre os dias 22 a 27 de abril.
Movimento ativista iniciado há uma década em Londres, na Inglaterra, a programação vai oferecer atividades gratuitas em diferentes locais da capital baiana para incentivar melhores práticas de produção e consumo na moda.
O público em Salvador poderá participar de atividades como bate-papos, bazar de trocas, yoga, além de oficinas de reaproveitamento de tecidos, fabricação de joias, bonecas e artesanato. A programação local vai desafiar os participantes a pensarem sobre os desafios da moda na capital baiana.

Com o tema nacional Pensar global, agir local: Quem é o Brasil na Revolução da Moda?, o evento busca revolucionar a moda e transformá-la em uma indústria justa e transparente para as pessoas e o planeta. A semana ocorre simultaneamente em mais de 100 países.
Por aqui, serão discutidos temas como soluções para os resíduos têxteis de abadás no Carnaval; reconhecimento do artesanato e sabedoria local; diversidade, equidade e pertencimento na moda, entre outros assuntos. Para Ana Fernanda Souza, representante de Salvador e Coordenadora do Comitê Racial do Fashion Revolution, a capital do estado protagoniza um papel na discussão sobre sustentabilidade versus a indústria de roupas, calçados e acessórios:
Salvador tem muito a contribuir com o debate sobre a moda sustentável no país. A prova disso é que toda a programação é feita por organizações parceiras e pessoas voluntárias, que se identificam com a ideia e que propõem atividades. Temos profissionais que atuam nessa área, projetos e pesquisas que podem contribuir para tornar a moda mais justa para todos.
Fashion Revolution
Maior campanha de ativismo de moda do mundo, a Fashion Revolution foi fundada em Londres, na Inglaterra, em 2013. As ativistas Carry Somers e Orsola de Castro foram motivadas a iniciar o movimento após o desabamento do Edifício Rana Plaza, em Bangladesh, onde milhares de pessoas trabalham, em condições precárias, para a indústria da moda. A tragédia causou a morte de 1.100 pessoas e deixou mais de 2.500 feridos.
Atualmente, a iniciativa alcança mais de 100 países mobilizando cidadãos, marcas e formuladores de políticas por meio de comunicação, pesquisa, educação e advocacy para acelerar a transição da moda rumo à justiça social e climática. O setor é o segundo maior poluidor do mundo, atrás apenas do petróleo, segundo pesquisa da Global Fashion Agenda.
“O engajamento comunitário é peça-chave para a transformação da moda. O Brasil é um gigante têxtil e, ao mapearmos, em conjunto, os problemas e soluções locais, temos um imenso potencial para gerar impactos positivos no setor, fazendo da moda brasileira uma inspiração para a cadeia têxtil global”, afirma Fernanda Simon, Diretora Executiva do Fashion Revolution Brasil.

Serviço
Fashion Revolution Week Salvador 2025
Quando: 22 a 27 de abril
Onde: confira os locais no Instagram e abaixo, na programação completa
Quanto: entrada gratuita
Programação completa
Oficina de reaproveitamento têxtil
22 e 23 de abril, das 9h às 11h30 e de 13h às 16h
Loja Humana, Piedade
Vagas: 8 vagas por dia
Inscrições: neste link
Entrada franca
Bate-papo: Diversidade, equidade e pertencimento na moda
23 de abril, às 17h
Palestrantes: Sillas Filgueira, Dellamora Luz Kieva e Maruaia Castro.
Faculdade de Comunicação da Ufba (Facom), Ondina
Inscrições: através da Sympla
Bate-papo: Abadás como resíduos têxteis no Carnaval
24 de abril, das 18h às 20h
Palestrantes: Ivan Euller (Secis), Hilza Cordeiro (Repense Reuse/Humana Brasil), Dija Costa (Milieco), Loyola Neto (Ecoloy e Liga do Bem), Carlos Viana Neto (Sotero Ambiental) e Projeto Refoliar; Mediação: Marina de Luca (Fashion Revolution)
Laje da SECIS, Rua da Grécia, 14, Comércio
Inscrições: acesse aqui
Bate-papo: Que moda circular podemos ter?
Debatedores: Renata Pitombo (UFRB), Mônica Rocha (Unifacs), Aline Veiga e Helena Gabriele, Gina Reis, Márcia Ceres e Débora Miscow
25 de abril, das 8h30 às 12h30
Unifacs – Campus Tancredo Neves
Incrições: Sympla
Dia da Manualidade – Oficinas de artesanato, bazar de trocas, mini palestras e exposição
26 de abril, 13h às 17h
Museu de Arte da Bahia, área externa
Entrada livre
- Abertura com yoga, com Tarsila Ferreira, da Loja Guapa
- Oficina de upcycling, com Sônia Bastos e Micaele Santos
- Plantão de consertos de roupas
- Construção de bonecas de tecido, com As Fadas Bordadeiras
- Bate-papo Fashion Revolution, com Ana Fernanda Souza e Marina de Luca
- Oficina de estamparia em tecido, com Rafaela Monteiro
- Oficina de joias com material descartado, com Bia Simon
- Bazar de trocas final

Foto de capa: divulgação
