Um encontro de almas, melodias, letras e sentimentos. Assim é “CANTO”, nova canção da cantora, compositora e historiadora Juliana Ribeiro, composta especialmente para a artista pelo sambista Nelson Rufino. “CANTO” já nasceu envolta em encantamentos, uma verdadeira encomenda ancestral musical entre os dois artistas. A canção e seu videoclipe serão lançados no dia 10 de maio em todas as plataformas digitais, por um motivo especial: será o presente de 80 anos de D. Zenaide Maria Batista Ribeiro, mãe de Juliana, além da véspera do Dia das Mães. O pré-save da canção já está disponível aqui.
A nova canção de Juliana vem para complementar seu repertório já aclamado pelo público, que envolve as diversas matrizes do samba. Para a artista, essa é uma música existencial , atemporal e para todos cantarem.
“Há muito tempo, eu e Rufino conversamos sobre uma canção para gravar. Mas confesso que nem em meu maior sonho imaginava uma canção como esta: uma declaração de amor ao canto, uma celebração ao ato de cantar: cantar para se libertar, cantar para proteger, para embalar, para agradecer, cantar quando se apaixonar! A poética de Rufino é única e sua lírica encantada! Em outubro, ele veio aqui em casa, mostrou a canção e foram lágrimas de alegria, um sonho realizado”, lembra Juliana.

O arranjo orquestral de Ruan de Souza costura claves que vão do samba-afro ao samba de roda passando pela canção. Ruan também assume a direção musical tocando violão, cavaco e viola machete; na percuteria, o mago Sebastian Notini; comandando a bateria, o criativo Beto Martins; ainda há o baixo expressivo de Fabrício Cyem, além de um naipe de sopros feminino e cheio de representatividade composto por Berta Pitanga na flauta, Vanessa Melo na clarineta e Rosa Denise no trombone, mesclando cores e timbres.
Mas é também um “CANTO” para enfrentar a lida, pra quem não se intimida, canção de quem não desiste nunca e celebra a vida todos os dias. “É um lugar de força, daquilo que te impulsiona, do agradecimento à vida. É através desse presente de Nelson Rufino que consigo me conectar com as pessoas através do meu canto. A partir dessa conexão coletiva de almas que o canto promove é que as pessoas conseguem sonhar, seguir adiante, mesmo com todas as dificuldades”, explica a artista.
A mixagem (Caji Estúdios) ainda trouxe uma grata surpresa ao final da canção : o diálogo emocionado entre Nelson Rufino e Juliana Ribeiro quando ele mostra a canção pela primeira vez à artista. É uma canção que transborda ao ser ouvida e para ser cantada por todos os públicos. Já o making-of tem direção da cineasta Lindwe Aguiar e produção da Ogunjá Filmes, trazendo todo o processo de construção e execução dos arranjos ao vivo no Carranca Estúdio, com cenas da interação entre Juliana, as musicistas, o diretor e o próprio Nelson Rufino.
Juliana Ribeiro
Com 23 anos de carreira dentro e fora do Brasil, Juliana Ribeiro consolidou-se como uma das principais referências da música nacional, cativando públicos diversos e criando uma marca unindo canções, história e uma verve interpretativa única nos palcos por onde passa. Dona de uma aplaudida performance de palco e admirada pela bela voz e timbre marcante, Juliana também surpreende quando faz da música um veículo de divulgação da pesquisa como historiadora e doutoranda em Cultura e Sociedade, que desnuda as origens do samba. foi indicada, em 2012, ao 23° Prêmio da Música Brasileira na categoria melhor álbum com seu CD Amarelo e ao Troféu Caymmi na categoria “Cantora Revelação”.
Serviço
O pré-save de “CANTO” já está disponível neste link.
Foto de capa: Tetê Marques

