Salvador sedia, a partir do dia 7 e até 11 de maio, o Brasil Nordeste: 1º Festival da Economia Popular e Solidária, no Centro de Convenções. Trata-se de um evento inédito no país, que celebra os saberes, sabores e a força coletiva do Nordeste. A programação oferece uma experiência rica e diversificada, com feira de empreendimentos econômicos solidários, shows de artistas da música brasileira e nordestina, manifestações culturais, oficinas, rodas de conversa e painéis de debates. O acesso ao evento é gratuito e os ingressos podem ser obtidos na plataforma Sympla.
Dentro da programação do festival está prevista a construção do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica, a partir de uma série de atividades voltadas para a discussão e trocas importantes com lideranças políticas, indígenas e quilombolas para a formalização do plano. A iniciativa busca unir os estados da região em torno de uma estratégia comum de transição verde, com foco em um desenvolvimento justo, regenerativo e inclusivo no território nordestino.
Neste cenário, o cozinheiro, pesquisador pela UFBA e criador do projeto Chefe da Quebrada, que dá oportunidade a talentos da periferia, Jônatas Bomfim, fará sua participação na grade do Showcooking, a cozinha ao vivo do evento, no dia 11 de maio, quando apresentará o ‘Pirão de Aipim da CBX’, um pirão cremoso com leite e manteiga, acompanhado de salada de biribiri, paçoca de licuri, carne de fumeiro, carne do sol e queijo coalho.

Jônatas foi o único chef baiano a ter três participações consecutivas em grandes eventos: o Bahia Origem Week, o Festival Dendê e agora o 1º Festival da Economia Solidária. Defensor da agricultura familiar e sempre em busca da valorização da culinária ancestral, ele reflete sobre o momento especial de sua carreira e reforça sua luta:
Esse evento vai reunir mais de 250 empreendimentos econômicos solidários, distintas formas de empreender e fortalecer as comunidades. É uma excelente oportunidade de trocar ideias e viver experiências especiais e únicas. Vou trazer o licuri, que tenho usado em minhas apresentações, além do biribiri, para a salada, mostrando sua versatilidade pro dia a dia, dando o lugar na prateleira. Feliz demais em fazer parte (disso).
O Brasil Nordeste – 1º Festival de Economia Popular e Solidária é uma iniciativa do Governo da Bahia, por meio das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), de Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com o Consórcio Nordeste, e apoio do Centro Público de Economia Solidária da Bahia (CESOL).
O evento tem co-realização da Caderno 2 Produções, Polo Cultural, Associação de Assistência à Produção e ao Desenvolvimento Sustentável (AAPDS), Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) e Open Society Foundations (OSF), com patrocínio da Shopee, Sebrae, Bahiagás, Fundação Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal.
Acesse aqui a programação completa do evento.
Foto de capa: Marcelo Lightwriter

