Paróquia do Santo Antônio Além do Carmo faz preparativos para se tornar um Santuário Arquidiocesano

A cidade de Salvador vive um momento de profunda relevância espiritual, histórica e cultural com a elevação da Igreja de Santo Antônio Além do Carmo à condição de Santuário Arquidiocesano. O reconhecimento celebra uma trajetória de fé iniciada há mais de quatro séculos e marca um novo capítulo na história da primeira igreja dedicada a Santo Antônio no Brasil.

A solenidade oficial da elevação aconteceu no sábado, 31 de maio, com uma carreata pelas ruas da paróquia e, à noite, uma missa solene de ereção do Santuário Arquidiocesano, presidida por Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil.

Até o dia 12 de junho, a paróquia viverá intensamente a Trezena de Santo Antônio, com missas diárias às 19h, com pregadores convidados, bênçãos temáticas e gestos de solidariedade. Cada noite será dedicada a um grupo da comunidade (pais, mães, jovens, enfermos, artistas, empresários, entre outros), reforçando o espírito de união, fé e serviço.

O ponto alto das festividades será no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, com missas ao longo de todo o dia, procissão pelas ruas dos bairros de Santo Antônio e Barbalho, e uma Trezena Campal às 19h, com bênção do pão e a participação maciça dos fiéis.

Para o pároco, padre Jailson Jesus dos Santos, o novo título representa mais do que uma conquista religiosa — é um marco para toda a capital baiana. “A importância do Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio Além do Carmo é que a Arquidiocese, justamente com toda a cidade, reconhece que a igreja de Santo Antônio Além do Carmo é a principal igreja de Santo Antônio em Salvador. Com o título de santuário, ela então se torna lugar de peregrinação, lugar de romaria e lugar de indulgência. Ou seja, se torna um ponto referencial para a espiritualidade, para a religiosidade popular e também para a cultura de Salvador”, afirmou o sacerdote.

A expectativa é que a elevação oficial reforce o papel do templo como centro de devoção e expressão da fé popular, atraindo fiéis e visitantes ao longo de todo o ano. As celebrações em torno da elevação da Igreja de Santo Antônio Além do Carmo à condição de Santuário Arquidiocesano têm realização da Paróquia do Santo Antônio Além do Carmo, da SOLE Produções, com apoio da ACHE (Associação dos Empreendedores do Centro Histórico) e da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

Programação

Confira abaixo a programação cultural da paróquia para a primeira quinzena de junho:

• Até o dia 13 junho o altar para Santo Antônio, assinado pelo artista Rodrigo Guedes, estará aberto para visitação;
• De 9 a 13 de junho, das 17h à meia-noite, haverá uma festa com barracas, comidas típicas e apresentações musicais;
Programação de shows no Largo do Santo Antônio (21h às 0h):
• 09/06 – Banda Sextando
• 10/06 – Wellington Pacheco
• 11/06 – Daniel Frota
• 12/06 – Trio Buruá
• 13/06 – Zé de Tonha
Foto de capa: Mário Edson