O mês de junho já começou e, além do forró, as celebrações do Samba Junino são intensificadas nesta época do ano. Para marcar mais um ano de resistência do movimento cultural, o Samba Duro VS e o produtor cultural Vagner Shrek estão à frente do “Samba Junino ficando raízes em Pituaçu”, com o objetivo de destacar a importância do ritmo e de toda a sua cena cultural. Por isso, nos dias 8 e 15 de junho, a praça Mário Albiane, em Pituaçu, receberá um ensaio aberto da banda, mas com decoração junina, em uma interação cultural das 15h às 18h.
“Nos bairros populares de Salvador o Samba Junino representa uma forma de viver pautada na ancestralidade e música. Crianças, jovens e adultos têm no ‘Samba Junino’ o seu primeiro contato mais próximo à música, no sentido de aprender a tocar, cantar e compor. Ser um operário desta cultura significa estar entrelaçado ao cotidiano da comunidade ao qual se faz parte, pois no Samba Junino tudo ocorre sob uma ação cooperada de várias pessoas”, afirma o produtor cultural Vagner Shrek.
O ponto alto do projeto será no dia 24 de junho, também a partir das 15h, onde a comunidade de Pituaçu será presenteada com um grande arrastão do Samba Junino, saindo da Paróquia de Nossa Senhora das Candeias e seguindo até a praça Mário Albiane, onde o público irá se divertir com uma fogueira, além de contar com uma estrutura para pessoas com deficiência e idosos.
Sobre o projeto
O projeto “Samba Junino fincando raízes em Pituaçu” foi contemplado pelo edital Samba Junino – Ano VII, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.

