Estudantes de Conceição participam da inauguração do primeiro Viveiro Educador da Ilha de Itaparica

A manhã da última quarta (04) foi de muita diversão e aprendizado para a turma do quarto ano do Ensino Fundamental I das escolas Padre Ignácio Alves Pereira e Guilherme Franco Guimarães, da comunidade de Conceição, município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Acompanhadas de professores e coordenadores, as crianças foram recebidas pela equipe de ASG do Village Itaparica para conhecerem, em primeira mão, a trilha ecológica do saber, caminho que leva até o primeiro Viveiro Educador da Ilha e ao Centro de Tratamento de Resíduos, ambos inaugurados ontem.

Com uma área 350m² e um total de 2.650 mudas, de 59 espécies nativas e exóticas, quase todas coletadas da área onde ficavam os antigos apartamentos do Club Med, a trilha foi, de acordo com Adriana Muniz, gerente de ASG do Village Itaparica, projetada para servir à comunidade como um espaço destinado a atividades de Educação Ambiental e reconhecimento da flora e fauna local. “Antes mesmo de chegar na área do viveiro, os estudantes realizam uma trilha guiada onde são provocados pela equipe de educadores ambientais do empreendimento a falarem o que sabem sobre os hábitos das espécies de animais silvestres nativas ou migratórias”, explica Adriana.

Já no viveiro as crianças têm acesso a informações sobre a flora, com uma vasta gama de mudas de plantas e o auxílio do paisagista Vanilson Bastos, responsável por atender os visitantes do local. A escolha das espécies deu-se por sua importância ecológica. Segundo ele, as plantas nativas cultivadas no viveiro foram produzidas por meio do uso de técnica de estaquia (utilização de galhos da planta “mãe” para produção de mudas), e têm como finalidade a recuperação de áreas do village que se encontram com a vegetação degradada. “Iniciaremos a recuperação destas áreas já a partir da próxima semana, realizando o plantio das mudas que produzimos nos locais demarcados. Dentre as áreas a serem recuperadas estão a restinga e o manguezal”, destaca Bastos.

Antes de encerrar a atividade no village, a estudante Vitória Ketelly falou sobre a experiência vivenciada, destacando que o que mais lhe chamou atenção foi o conhecimento adquirido durante e trilha. “Achei o passeio muito bom. A gente conheceu alguns animais novos e também achei legal que pudemos aprender e estudar enquanto nos divertíamos”, disse Ketelly. Professora da aluna, Josenice Santos classificou a participação dos seus alunos na inauguração dos novos equipamentos do Village Itaparica como um momento grandioso para os estudantes.

Estudantes vivenciaram o contato com a natureza. Foto: divulgação

“É um evento muito grandioso para nossas crianças, porque nós estamos tirando eles dos arredores da escola, trazendo para um local, um ambiente onde temos o contato direto com a natureza e isso é muito importante para eles, para o aprendizado deles. Eles conheceram muitas coisas, ficaram encantados com os animais, a questão das plantas nativas, o que para eles foi uma surpresa. Este é um projeto muito positivo, que tem muito a agregar para o aprendizado dos nossos alunos”, afirma Josenice. Segundo ela, iniciativas como esta são de suma importância, principalmente porque tudo o que foi vivenciado tem como ser levado para o aprendizado em sala de aula.

A programação da Semana do Meio Ambiente do Village Itaparica continua nos dias 07 e 08 de junho. No sábado (07), a ação será capitaneada por integrantes do projeto “Mar à Vista!”, iniciativa da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em parceria com o ICMBio-APA Costa dos Corais, que promoverá para o público formado por moradores das comunidades no entorno do Village e proprietários uma série de ações voltadas ao incentivo e formação de consciência ambiental. “Nesta ação exibiremos filmes adaptados para crianças, jovens e adultos, promovendo uma verdadeira viagem pelo universo com o olhar voltado para a Terra e seus cuidados”, revela Adriana Muniz.

No domingo (08), data em que é celebrado o Dia Mundial dos Oceanos, o village encerra sua programação especial, realizando com voluntários um mutirão de limpeza de praia, que englobará uma área aproximada de 3 km de extensão, saindo de Barra do Pote à praia do Village Itaparica, em Conceição. De acordo com Adriana, a atividade envolverá crianças, jovens e adultos, e tem entre os seus objetivos reforçar o poder da ação coletiva e a importância do exemplo para manter os ambientes naturais livres de resíduos. A diversão fica por conta do grupo Maré Sem Plástico.

“Será uma manhã de mãos à obra, boas conversas e reflexão sobre o impacto dos nossos hábitos no ecossistema marinho. A Semana do Meio Ambiente do Village Itaparica é mais do que uma celebração, é um convite à transformação através da integração entre educação, arte, ciência e ação comunitária. Desta forma, o village reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar coletivo”, finaliza a gerente de ASG do Village Itaparica.

Sobre o Village Itaparica

O Village Itaparica é um empreendimento no formato de multipropriedade, localizado na ilha de Itaparica. É uma empresa administrada pela Eindom Empreendimentos Imobiliários, que faz parte do Lorinvest, grupo com operações estruturadas em seis eixos estratégicos: transporte e logística, ativos biológicos, soluções financeiras, tecnologia industrial, saúde e incorporação de multipropriedade, todos com um compromisso com ASG/ESG e de sustentabilidade.