Tradicional Noite das Lanternas tem mais uma edição em Rio de Contas, na Chapada Diamantina

Na última quarta (18), a cidade de Rio de Contas (738 km de Salvador) foi o palco da celebração da Noite das Lanternas, tradicional expressão cultural e religiosa da Chapada Diamantina. O festejo faz parte das comemorações em torno do Santíssimo Sacramento, padroeiro do município, e atrai milhares de turistas à região.

O governador Jerônimo Rodrigues acompanhou a procissão, e descreveu a importância do festejo para o município. “Essa é uma celebração muito forte para nós; uma caminhada, levando as luzes que iluminam os caminhos da gente pela paz, para que Rio de Contas possa ter um bom desempenho na geração de emprego, na educação da meninada, na juventude”, disse o governante na saída do cortejo, que partiu da Igreja Matriz, passando pelas ruas do Centro Histórico em direção à Igreja de Nossa Senhora Santana.

Tradição

Com mais de 300 anos de história, a Noite das Lanternas mantém viva uma tradição única: na véspera do feriado de Corpus Christi, todas as luzes da cidade são apagadas, e a população segue em procissão pelas ruas, iluminando o caminho apenas com lanternas. Ao fim da caminhada, a fé e a cultura se unem em uma missa seguida de um show musical nas sacadas dos casarões coloniais.

Para o secretário do Turismo, Maurício Bacelar, a festa religiosa é também uma grande vitrine para o turismo da região. “O governo apoia essa festa porque, além de valorizar essa nossa cultura, herança da colonização portuguesa, nós também incrementamos o fluxo turístico do estado. Esse trabalho que nós desenvolvemos nas 13 zonas turísticas da Bahia colocou o estado na liderança do turismo nacional”, destacou.

Foto de capa: Wuiga Rubini/GOVBA