Livro infantil “Quer desenhar comigo?”, de Ionã Scarante, concorre ao Jabuti 2025

“Quer desenhar comigo?”, da escritora baiana Ionã Scarante, concorre ao prêmio Jabuti 2025, na categoria infantil. Segundo a autora, que também é professora de Língua Portuguesa e Literaturas do Instituto Federal Baiano (IF Baiano – campus Valença), ele nasceu de experiências do cotidiano com seus filhos, que amam desenhar. Assim como toda criança, eles começaram a colorir o mundo rabiscando as paredes de casa. Com o tempo, passaram a obedecer aos combinados propostos pelos pais e a desenhar em papéis adequados.

A autora tomou emprestado dos filhos os desenhos, que se uniram, harmoniosamente, às belas ilustrações da artista Débora Ayane Caitano, e foi publicado pela Editora Mente Aberta, em 2024. O prefácio tem a assinatura da escritora baiana Emília Nuñez, que ganhou o Jabuti em 2023, com o livro “Doçura”.

Segundo a prefaciadora, “Quer desenhar comigo?” é um delicioso convite para a família encher de alegria e cor tudo ao seu redor. “É um livro cheio de afeto e que nos mostra que a alegria e a espontaneidade da infância transformam uma simples folha de papel (e as nossas vidas) em algo mágico!”, detalha Emília.

Crédito da imagem: reprodução Livraria LDM

Sobre Ionã Scarante

Ionã Scarante é baiana da cidade de Nazaré, no Recôncavo, mãe de Maria Flor e Henrique. É doutora em Literatura e Cultura, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professora de Língua Portuguesa e Literaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano – campus Valença).

Também faz parte, como membro, do Grupo de Pesquisa Linguagens, Culturas e Ambientes (GLICAM/IF Baiano) e dos coletivos Confraria Poética Feminina e Confraria de Autoras Baianas de Literatura Infantojuvenil (Confralib).

É organizadora e coautora de várias antologias poéticas e também organiza a Revista de Literaturas do Baixo Sul da Bahia: Poéticas da Terra (GLICAM/IF Baiano). Autora do livro de poesias “Pássaro-nuvem” (2023) e do livros infantis “Quer desenhar comigo?” (2024) e “Anjo de Barro” (2022), sendo parte da Academia de Letras do Recôncavo da Bahia (ALER), ocupando a cadeira 21.

Clique aqui para acessar o Instagram da autora.
Instagram da autora: @