Esporte e social caminharão juntos durante a National Cup 2025, competição do NBA Basketball School que começa neste sábado (05), reunindo mais de 500 meninos e meninas de 32 equipes de cinco estados em Poços de Caldas (MG). O evento promove a campanha Cada Par Conta, iniciativa solidária de arrecadação de tênis que será realizada até o dia 13.
O material arrecadado será destinado a instituições de apoio e projetos sociais esportivos. O ponto de coleta será na Associação Atlética Caldense, sede dos jogos, e serão aceitos calçados novos e usados, desde que em bom estado.
Daniel Soares, Diretor de Operações de Basquete da NBA para a América Latina, fala sobre a iniciativa:
A NBA está sempre buscando maneiras de combinar basquete e ações sociais. E pensar em solidariedade, em formas de fazer com que o esporte seja uma ferramenta de transformação e impacto é fundamental, faz parte dos valores e das mensagens que levamos para jovens e crianças. Temos sempre que pensar além do esporte, pensar na formação e nos aprendizados que vão muito além das quadras.
Sadia e XP são as empresas parceiras oficiais da National Cup 2025, e o evento tem o apoio da Mitchell & Ness e Wilson, com a Think Sports como agência responsável pela organização e supervisão do programa NBA Basketball School no Brasil e no Uruguai.
Serão dez dias de National Cup com muitos jogos de basquete, atividades e ações especiais no interior de Minas. As 32 equipes confirmadas serão divididas nas categorias feminino, starter e All-Star (com transmissão ao vivo nos dias 12 e 13 de julho pela Internet). E pela cidade de Poços de Caldas, uma programação repleta fora de quadra, com uma loja oficial da NBA Basketball School, Fan Zone e exposição do troféu Larry O’Brien.
Dentro de quadra, a copa contará com as presenças dos embaixadores Helen Luz (ex-WNBA, campeã mundial e medalhista olímpica pela Seleção Brasileira) e Alex Garcia (ex-NBA e Seleção Brasileira); Renato Lamas, Bruno Fiorotto e Arthur Belchior, ex-jogadores da Seleção Brasileira e gestores de unidades do NBA Basketball School. Carlos Renato dos Santos, o Renatinho, árbitro de duas finais olímpicas (Sydney-2000 e Atenas-2004), vai comandar a arbitragem da Cup. Outras novidades serão o Desafio de Habilidades, o Torneio de 3 Pontos e a realização do ‘All-Star Game’, com o confronto entre os times Helen Luz e Alex Garcia, além da premiação aos destaques do evento.
Lançado em 2018, o NBA Basketball School no Brasil conta com mais de 220 núcleos nas cinco regiões do país. Atualmente são cerca de 15 mil alunos (meninos e meninas de 6 a 17 anos) e mais de 1.000 técnicos capacitados pela metodologia NBA. A Think Sports é também responsável pela implantação e gestão do programa no Uruguai. Além da National Cup, o programa promove também eventos como USA Camp / Cleveland Tour, Basketball Camp, G!rls Camp, Kids Experience, Train The Trainer, entre outros.
Foto de capa: Shutterstock
