Fundação Gregório de Mattos celebra centenário de Mãe Stella com edição especial do ‘Patrimônio É…’ no Ilê Axé Opô Afonjá

Como parte das comemorações pelo centenário de Mãe Stella de Oxóssi, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) promove uma edição especial do projeto ‘Patrimônio É…’ no Ilê Axé Opô Afonjá, em São Gonçalo do Retiro, em Salvador. O encontro é aberto ao público e acontece nesta quinta-feira (24), às 15h, com entrada gratuita.

Com o tema ‘100 Anos de Mãe Stella e a Força das Mulheres do Afonjá’, a roda de conversa será mediada pela jornalista Cristiele França e vai contar com a participação de Mãe Ana de Xangô, Iyá Márcia de Ògún e Ajoiyé Eliana Falayó. Cada convidada vai abordar o tema a partir da própria perspectiva e relação com Mãe Stella e, ao final, será aberto o espaço para perguntas do público, que pode acompanhar presencialmente ou pelo YouTube da FGM.

A ocasião será marcada ainda pelas apresentações do Coral Obá Biyi e do Grupo Cultural Afonjá – formados por filhas de santo do Opô Afonjá -, além da fala institucional do presidente da FGM, Fernando Guerreiro.

O evento integra o Circuito Mulheres Negras em Movimento, promovido pela Prefeitura de Salvador, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). A proposta é destacar a passagem do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, do Dia Municipal da Mulher Negra em Salvador e do Dia Nacional de Tereza de Benguela.

O Circuito segue até 27 de julho, com apresentações artísticas, gastronomia, rodas de conversa, roda de mulheres capoeiristas, encontro de tambores femininos, homenagem a Maria Felipa, Slam, exibição de filmes, feira de empreendedoras negras, espaço infantil e outras atividades.

Patrimônio É…

Projeto de Educação patrimonial realizado pela FGM desde 2017, o ‘Patrimônio É…’ começou na Igreja da Barroquinha, local onde surgiu o primeiro Candomblé Ketu do Brasil e cujo espaço é patrimônio cultural nacional reconhecido pelo Iphan, e passou por outros locais de Salvador, a exemplo da Feira de São Joaquim, Ladeira da Preguiça, Mercado de São Miguel, Casa do Benin, Pedra de Xangô e Igreja do Rosário dos Pretos, entre outros.

A iniciativa realiza encontros sobre temas relacionados ao patrimônio cultural de Salvador, envolvendo pesquisadores, gestores, detentores, fazedores de cultura, estudantes e sociedade em geral, com a proposta de promover a reflexão sobre a importância da história e identidade, preservação e salvaguarda do patrimônio material e imaterial, fortalecendo o vínculo entre as pessoas e os territórios onde vivem.

Sobre as convidadas

Mãe Ana de Xangô: yalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, é pedagoga, especialista em Educação e mobilizadora social. Oriunda de uma família de matriz africana da nação Ketu, herdou as origens, a cultura e tradição dos eguguns do terreiro Agboula. Foi iniciada no candomblé aos 23 anos, por Mãe Stella.

Ìyá Márcia d’Ọ̀gún: é yalorixá do Ilê Axé Ẹwà Ọ̀lódùmarè. É professora aposentada, coordenadora da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde (Renafro) – Núcleo Lauro de Freitas, e do Conselho InterReligioso da Bahia (Conirb). Membro do Comitê de Combate ao Racismo Religioso da Ronda Omnira da PM-BA, compõe a Rede de Mulheres de Terreiro da Bahia, a Rede de Defensoras Negras Pelos Direitos Humanos, é Conselheira Consultiva da Rede Ecumênica da Água (Reda) e ex-presidenta do Conselho Municipal de Política Cultural de Salvador. Em 2023, recebeu a Medalha Zumbi dos Palmares, da Câmara Municipal de Salvador, e a Menção Honrosa Pelos Direitos Humanos, da Defensoria Pública do Estado da Bahia.

Ajoiyé Eliana Falayó: é graduada em Letras Vernáculas com Inglês e especializada em Psicopedagogia Institucional. Professora do ensino fundamental da rede pública, tem mestrado profissional em Gestão Social e Desenvolvimento Territorial. É ativista social, coordenadora de Projetos Tecnológicos Sociais de Terreiros, e fundadora da Rede de Mulheres Ancestrais da Ilha de Itaparica.

Serviço

Patrimônio É… 100 Anos de Mãe Stella e a Força das Mulheres do Afonjá
Onde: Ilê Axé Opô Afonjá (Rua Direta de São Gonçalo, 557 – São Gonçalo do Retiro)
Quando: quinta-feira (24)
Horário: 15h
Gratuito | Transmissão ao vivo pelo canal da FGM no YouTube

Foto de capa: Antonello Veneri