Espetáculo “Um Fio para Liberdade” volta aos palcos com duas sessões no Agosto Lilás

“Um Fio para Liberdade”, com texto e direção do dramaturgo baiano Robson Raycar, já passou por palcos como os do Teatro Makota Valdina, CineTeatro 2 de Julho e do Colégio Central, e agora retorna ao Cine Teatro Solar Boa Vista e estreia no Boca de Brasa – Polo Cajazeiras. As apresentações do elenco da Trupe7.com serão em 02 de agosto, às 19h, e no dia 24, às 17h.

“A adolescente Lorena tem a propriedade do seu corpo violada dentro da própria família e luta contra a cultura do estupro.” Essa é a sinopse ficcional do espetáculo “Um Fio para Liberdade”, que leva aos palcos a temática, integrando a programação do Agosto Lilás, que busca conscientizar a população sobre a violência doméstica e familiar sofrida por mulheres no país. Segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, entre janeiro e maio de 2024, a Bahia registrou uma média de 11 denúncias de abuso infantil por dia.

“Um Fio para Liberdade” é uma realização da Trupe 7.com, com apoio do Cine Teatro Solar Boa Vista, RJ Fibras, Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, Governo da Bahia, TVE, Rádio Educadora e Boca de Brasa. O espetáculo também planeja circular por escolas públicas e projetos sociais, democratizando o acesso à arte e ao debate sobre temas urgentes e necessários.

Mais informações e ingressos no Instagram da Trupe.

Para denunciar casos de violência e abuso sexual infantil, disque 100.

Serviço

Cine Teatro Solar Boa Vista – Engenho velho de Brotas

Quando: 02 de agosto (sábado), às 19h, e no dia 24 (domingo), às 17h

Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)*

Onde: Boca de Brasa – Polo Cajazeiras (Av. Engenheiro Raymundo Carlos Nery, 413-429, Cajazeiras)

*Entrada gratuita para estudantes da Fundação Bradesco e de escolas públicas do bairro de Cajazeiras, mediante apresentação de comprovante de matrícula ou caso a pessoa esteja vestindo o uniforme do colégio.

Ficha técnica

Texto, encenação e direção: Robson Raycar 

Elenco: Ariele Pétala, Carol Oliveira, Iani Sued, Jefe Gonçalves, Kay Menddes, Leka Sá, Rafael Bittencourt, Rebeca Rodrigues e Yure Passos 

Músico: Gustavo Vasconcelos 

Cenografia e figurino: Rafael Bittencourt 

Direção de movimento: Thais Cavalcante

Produção executiva: Renata Fonseca

Assistente de produção: Maralis

Social media: Oscar Jr.

Sobre a Trupe7.com

A Trupe7.com nasceu do projeto “Novembro das Artes Negras”, que em 2024 alcançou sua 7ª edição. Desenvolvido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), o evento celebrou o mês da Consciência Negra, destacando a produção artística negra em diversas linguagens.   

Em outubro de 2024, o ator, oficineiro e coringa do Teatro do Oprimido, Robson Raycar, ministrou aulas gratuitas para alunos entre 17 e 55 anos. O resultado foi apresentado na Mostra Oficinas de Teatro: “Um Fio para Liberdade” no CineTeatro Solar Boa Vista, no bairro do Engenho Velho de Brotas. Devido ao sucesso, o grupo decidiu continuar as aulas e apresentar novamente o espetáculo, desta vez com novas cenas.

Foto de capa: Sérgio Isensee