Poeta Ruy Espinheira Filho fala sobre memória e literatura na Academia de Letras da Bahia

Nesta quinta-feira (14), às 17h, a Academia de Letras da Bahia (ALB) recebe Ruy Espinheira Filho para uma palestra aberta ao público, um evento parte da Sessão das Quintas. Aos 82 anos, Ruy Espinheira Filho vai falar sobre ‘Memória de vida e literatura’. Um dos mais expressivos poetas em atividade no Brasil, ele foi considerado por Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) um autor de uma “poesia concentrada e de sutil expressão”.

Espinheira já ganhou os prêmios Cruz e Sousa, Ribeiro Couto e da Academia Brasileira de Letras (ABL). Seu mais recente livro, ‘A invenção da poesia & outros poemas’ (Editora Record), lançado em 2023, concorreu ao Prêmio Jabuti na categoria poesia, no ano passado. A obra reúne suas criações líricas produzidas entre 2019 e 2022.

“Eu escrevo aquilo que me ocorre, aquilo que me aparece para eu escrever. É a poesia que me procura. Eu me dediquei mais à poesia do que à prosa, porque ela me procurou mais do que as outras coisas. Faz parte da minha natureza”, declara.

Titular da Cadeira nº17 da ALB, Ruy Espinheira Filho nasceu em Salvador, em 12 de dezembro de 1942, e passou a infância em Poções e a adolescência em Jequié, cidades do Sudoeste baiano. É graduado em Jornalismo, mestre em Ciências Sociais e doutor em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Também é membro da Academia de Letras de Jequié.

A ALB tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA) e da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Serviço

O quê: Sessão das Quintas – Palestra ‘Memória de vida e literatura’, com Ruy Espinheira Filho
Quando: quinta-feira, 14 de agosto, 17h
Onde: Academia de Letras da Bahia (Av. Joana Angélica, 198, Nazaré)
Quanto: gratuito

Foto de capa: Mario Espinheira