Esporte, cultura e direitos humanos se unem na Senzala do Barro Preto, sede do Ilê Aiyê, neste sábado (23), às 10h, com a realização da “Escuta Comunitária com “Os Imbatíveis (TUI)”, torcida organizada do Esporte Clube Vitória. O evento é promovido pelo Coletivo Bahia pela Paz – Liberdade, equipamento de promoção de direitos humanos, cidadania e cultura de paz voltado para a juventude do bairro, em parceria com o bloco afro Ilê Ayê. O objetivo é dialogar com a torcida sobre as vivências da organização, opiniões e ações para fortalecer a comunidade.
A participação no evento é exclusiva aos integrantes dos Imbatíveis do 5º comando (divisão territorial da torcida que abrange os bairros de São Caetano e Liberdade). Recentemente, a Bamor, torcida organizada do Esporte Clube Bahia, também participou de escuta comunitária no Coletivo Bahia pela Paz – São Caetano.
As escutas comunitárias são estratégias utilizadas pelos ‘Coletivos Bahia pela Paz’ como espaços democráticos de troca de experiências, de percepção dos desafios enfrentados pelos moradores do bairro e de construção conjunta de saídas para os problemas da comunidade. Os coletivos são equipamentos públicos instalados em bairros periféricos, e funcionam como principal iniciativa territorial do ‘Programa Bahia pela Paz’, do governo do estado, que é voltado à prevenção e ao combate da violência.
“Já realizamos várias escutas com a juventude do bairro, com profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde) e do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e com gestores de educação, porque entendemos que quando a comunidade é ouvida, todo mundo ganha. O diálogo com as torcidas dos maiores times baianos tem sido uma troca muito rica para nós, porque nos ajuda a entender e apoiar as necessidades deles; e também dá visibilidade às ações deles que beneficiam a comunidade, como a distribuição gratuita de alimentos que realizam, a entrega de brinquedos para as crianças e outras iniciativas importantes, que acabam sendo invisibilizadas pelos conflitos entre torcidas”, afirma o coordenador do espaço, Fábio Alves.
Serviço
O quê: Escuta Comunitária com “Os Imbatíveis (TUI)”.
Quando: sábado, dia 23, às 10h
Onde: Senzala do Barro Preto – Espaço Cultural do Ile Ayê
Quem: Coletivos Bahia pela Paz e “Os Imbatíveis” (5°comando) – torcida uniformizada do Esporte Clube Vitória
Foto de capa: divulgação
