Yalodês – Redes de Advogadas Negras lidera encontro sobre justiça racial e filantropia

Um encontro estratégico e emblemático com líderes de movimentos sociais, coletivos e organizações de base da Bahia para discutir a filantropia como ferramenta de combate ao racismo. Essa é a proposta da atividade intitulada “Rodas de Futuro: Saberes, Redes e Direitos na Bahia”, liderada pelas Yalodês – Redes de Advogadas Negras em parceria com o Fundo Brasil de Direitos Humanos. O evento ocorrerá na “Casa do Olodum (Pelourinho), sexta-feira, 5 de setembro, das 14h às 18h.
 
A presidente da Yalodês – Redes de Advogadas Negras, Caliane Nunes, ressalta a importância e potência do encontro. “Esta parceria com o Fundo Brasil é um marco para nós. E este evento é vital, pois nos permite fortalecer a luta antirracista, conectando recursos e saberes diretamente com a base, onde a transformação social realmente acontece.”
 
O debate será uma grandiosa oportunidade para fortalecer a luta antirracista a partir de um olhar sobre a filantropia comunitária, que direciona recursos de forma mais direta e alinhada às necessidades de comunidades e grupos sociais. Por isso, traz em seu cerne, como objetivos, construir, de forma coletiva, estratégias para a sustentabilidade financeira desses movimentos, garantindo autonomia e impacto duradouro, fortalecer o diálogo, assim como celebrar e afirmar o papel desses agentes na transformação social.
 
A atividade contará com uma roda de conversa sobre o tema, um momento de articulação e síntese coletiva, e o encerramento cultural, para celebrar a força da cultura negra na Bahia como pilar de resistência. A iniciativa é um desdobramento do edital “Enfrentando o Racismo a Partir da Base”, apoiado pelo Fundo Brasil, e reforça o compromisso da Yalodês em fortalecer a atuação de lideranças e movimentos de base.
 
A discussão sobre o financiamento e a sustentabilidade de projetos antirracistas é crucial para entender como os movimentos sociais se mantêm e crescem. O evento na Casa do Olodum, um espaço icônico de resistência cultural, oferece uma oportunidade única de pautar o papel da filantropia na transformação social, fugindo do modelo tradicional e focando em práticas que empoderam as comunidades. A pauta é atual e se conecta com debates nacionais e globais sobre justiça racial e o fortalecimento da sociedade civil.

Serviço – Yalodês

Rodas de Futuro: Saberes, Redes e Direitos na Bahia
Realização: Yalodês – Redes de Advogadas Negras com apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos.
Quando: sexta, dia 05, das 14h às 18h
Local: Casa do Olodum (R. Maciel de Baixo, 22 – Pelourinho)

Foto de capa: divulgação