Escaneamento 3D no rosto? Saiba tudo sobre esta técnica

Quem não sonha em um melhor mapeamento em diversas áreas do corpo? A realidade é que o scaneamento 3D facial está cada vez mais recorrente. Essa ferramenta avançada, que captura imagens em três dimensões do rosto, permite a visualização detalhada da pele, dos volumes, simetrias e assimetrias.

Em Salvador, a dra. Elisa Marchesini avalia a importância deste procedimento. “Diferente de uma foto comum, que registra apenas a superfície em 2D, o escaneamento 3D mostra profundidade, textura e proporções com precisão milimétrica”, diz a profissional.

O scaneamento aplica-se na medicina estética e dermatológica (análises de rugas, flacidez, textura e evolução de tratamentos) e na cirurgia plástica. Além dessas áreas, também na odontologia, harmonização orofacial e ainda em pesquisa científica. De acordo com Elisa, essa tecnologia possibilita que o paciente visualize seu próprio rosto em detalhe. Isso cria uma percepção clara de “antes e depois”, o que reduz inseguranças, aumenta a confiança e fortalece a relação profissional-paciente.

Uso da câmera Quantificare no escaneamento 3D

A Quantificare é uma das câmeras mais avançadas do mundo em análise 3D facial. Ela utiliza múltiplos ângulos de captura e luzes especiais para gerar modelos tridimensionais de alta precisão. Alguns diferenciais dela são a captação em 360° do rosto e do colo e análise de volume (perda ou ganho de tecido). Além disso, ela mede a profundidade de rugas, manchas e poros e faz uma comparação temporal objetiva (antes/depois). Também emite relatórios e imagens interativas para devolutivas ao paciente. Elisa fala sobre a qualidade da ferramenta. “Embora existam outras ferramentas de escaneamento 3D, a Quantificare tornou-se referência no mercado por combinar alta precisão científica, rapidez de uso e visualização acessível ao paciente”.

A câmara não é absolutamente indispensável — há softwares e câmeras alternativas que realizam escaneamentos 3D. “Porém, a Quantificare entrega um padrão de excelência que poucos equipamentos alcançam, sendo considerada o padrão ouro em clínicas de alto nível”, finaliza. Nas consultas um dos pontos altos que Elisa Marchesini destaca é a humanizacão. Nela, o paciente participa ativamente do processo, entendendo sua própria imagem de forma científica e transparente.

Foto de capa: divulgação