O Centro Histórico de Salvador se prepara para se transformar, entre 2 e 4 de outubro, em território plural de celebração da arte e literatura negra e indígena, símbolos de ancestralidade, resistência e afeto. Com o tema “Resistir é Festejar”, a 5ª edição da Festa Literária Arte e Identidade apresenta uma programação diversa e inclusiva, que reúne mais de 50 atividades voltadas ao público infantojuvenil. Dentre elas, mesas literárias, rodas de conversa, lançamentos de livros, oficinas, contação de histórias, ações lúdicas e intervenções artísticas e culturais.
Em 2025, a Festa Literária Arte e Identidade se consolida como um ambiente de escuta, troca e acolhimento. Mais do que um festival literário calendarizado no roteiro da cidade, é uma plataforma de memória viva que dá voz às narrativas dos povos negros e originários. Assim, a partir de convidados locais e nacionais, há um compartilhamento de experiências e inspirar jovens leitores e escritores.
Esse clima vai ser criado por autores como o paraense Daniel Munduruku, destaque na literatura indígena com 65 livros publicados; a Mestra Mayá Muniz, guardiã das tradições Pataxó e referência em educação comunitária no sul da Bahia. Também na programação, a escritora Larissa Reis, contadora de histórias, arte-educadora e doutora em Educação. Além deles, o escritor e professor Jorge Augusto, premiado no Prêmio Jabuti Acadêmico com o livro Modernismo Negro. Juntamente no evento, a poeta Márcia Kambeba, primeira doutora indígena em Letras da Amazônia. Ana Fátima, autora de livros infantis e infantojuvenis, completa a grade.
Koanza, personagem do ator Sulivã Bispo, terá seu pocket show carregado de humor crítico e representativo.
Serviço – Festa Literária Arte e Identidade – 5ª edição
Data: 2 a 4 de outubro (quinta-feira a sábado)
Local: espaços culturais do Pelourinho – Centro Histórico
Mais informações e detalhes sobre a programação: Instagram
Entrada gratuita
Foto de capa: divulgação
