Encontro com Ryane Leão acontece neste sábado na 5ª Festa Literária Arte e Identidade

Autora de livros que se tornaram referência na poesia contemporânea brasileira, como Tudo nela brilha e queima (2017) e Jamais peço desculpas por me derramar (2019), a poeta cuiabana Ryane Leão é um dos destaques da 5ª Festa Literária Arte e Identidade. Neste sábado (4), às 15h30, ela participa de um encontro especial com o público no Espaço Juventudes, no Largo Quincas Berro D’Água, em Salvador.

Reconhecida pela escrita que transita entre força e vulnerabilidade, a artista aborda temas como gênero, raça, identidade e afeto, sempre trazendo à tona as experiências e os silenciamentos que marcam a vida das mulheres negras.

“Estou muito feliz em poder participar da feira e conversar com o público. É essencial o diálogo com os jovens para construir a autoestima, encorajar os grandes sonhos e elucidar como a arte pode propor novos futuros. Eu sempre digo que a palavra é água que ajuda a beber possibilidades, e a identificação com a poesia é caminho aberto de movimento constante. Não tive ninguém para me espelhar quando eu era mais nova e agora posso transformar imaginários contando minha história e reconhecendo a importância desses registros. Escrever é um ato coletivo, sempre convido todas as pessoas a se contarem também”, revela a escritora Ryane Leão.

Ryane: uma escritora multifacetada

Educadora, professora e dona de uma voz literária que atravessa o Brasil desde 2010, Ryane tem se consolidado como uma das autoras mais potentes de sua geração, inspirando novas vozes e leitores que se identificam com sua linguagem acessível e visceral. Sua obra mais recente, Ninguém pode parar uma mulher ventania (2025), reúne poemas que falam de autoaceitação, religiosidade, falhas, tentativas e enfrentamentos, compondo um mosaico íntimo e coletivo sobre a existência feminina.

A apresentação de Ryane Leão é um dos momentos mais esperados da programação de encerramento da 5ª Festa Literária Arte e Identidade, que neste ano celebra o tema “Arte e Literatura Negra e Indígena: Resistir é Festejar”. Com sua poesia, a autora reafirma o papel da literatura como ferramenta de resistência, encontro e transformação, em sintonia com o espírito da Festa. Além da participação de Ryane, o sábado reserva uma série de atrações que movimentam diferentes espaços do Pelourinho.

A Festa Literária Arte e Identidade é uma realização da Associação Cultural e Carnavalesca Quero Ver o Momo e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Também foi contemplado pelo edital Gregórios – Ano IV com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço

Encontro com a autora Ryane Leão
Mediação: Karla Brito
Data: 4 de outubro (sábado)
Horário: 15h30
Local: Espaço Juventudes – Largo Quincas Berro D’Água
Programação completa: https://www.arteeidentidade.com.br/
Instagram
Entrada gratuita

Foto de capa: Pétala Lopes