O Doca 1 Polo de Economia Criativa será o palco principal das atividades de mercado e inovação do Feira Preta Festival Salvador, que acontece gratuitamente de 28 a 30 de novembro, na região do Comércio. O espaço receberá grandes desfiles de moda, feiras de gastronomia e artesanato, além de uma imersão no mundo dos games, consolidando-se como o coração pulsante do evento focado na celebração e no fomento do empreendedorismo negro. O festival, que ocupa diversos pontos históricos da capital baiana, concentra no Doca 1 a experiência de consumo e a demonstração da força criativa da diáspora africana no Brasil.
A programação “Preta na Moda”, apresentada por C&A, é um dos grandes atrativos da praça Rosa dos Ventos, no Doca 1. O público terá acesso a uma loja colaborativa de marcas nos dois dias de evento, funcionando das 10h às 22h no sábado, 29, e das 10h às 20h no domingo, 30. Os desfiles prometem emocionar e inspirar, trazendo à tona a inventividade da moda negra: no sábado, haverá o Desfile Feira Preta Cria às 14h, apresentando as coleções de 22 marcas emergentes, seguido pela apresentação das marcas MOAB / Balbina às 16h. No domingo, o público poderá conferir o Desfile Fancy África às 15h, com a participação de 8 marcas, e a apresentação da renomada estilista Mônica Anjos às 17h.
Evento com propósito social e representativo
Para a gestora do Doca 1, Cláudia Varjão, receber o Feira Preta Festival Salvador é muito mais do que sediar um grande evento, é materializar a missão e o propósito do polo. “O Doca 1 foi concebido como um território de inovação, cultura e diversidade, e o festival é a expressão máxima disso. Primeiro, ele movimenta a economia criativa negra, dando visibilidade e mercado para centenas de empreendedores, estilistas, gamers e chefes de cozinha. O Doca 1 se transforma, de fato, em um hub de negócios, onde a criatividade, a ancestralidade e a inovação geram renda e oportunidades” pontua. “Além disso, o evento reforça a nossa vocação como espaço de pertencimento. Ao trazer a força da moda, da gastronomia e dos games para o nosso complexo, estamos garantindo que a história, a arte e a visão de mundo da população negra sejam protagonistas no coração de Salvador”, finaliza.
O Feira Preta Degusta, apresentado pela rede de supermercados ASSAÍ, trará uma Feira de Gastronomia com 12 empreendedores selecionados que participaram do programa Feira Preta Cria Gastronomia, funcionando das 10h às 22h no sábado, e das 10h às 20h no domingo. Paralelamente, o Mercado da Preta, com apoio do SEBRAE, funcionará como uma grande feira de comércio, reunindo 111 expositores com produtos e serviços diversos, disponível das 10h às 22h no sábado, e das 10h às 20h no domingo.
Games
Na Sala Califórnia, o público terá um contato direto com o universo dos jogos digitais produzidos por criadores negros. A área de GAMES funcionará das 13h às 18h em ambos os dias. Os visitantes poderão experimentar jogos como “Zumbi dos Palmares” e “Murukutu: Floresta corpo-território” no sábado, além de “Murukutu: Defenda a floresta” no domingo, promovendo uma experiência lúdica e educativa que valoriza a história e a cultura afro-brasileira. A concentração dessas atividades no Doca 1 reforça a missão do Feira Preta Festival de impulsionar a economia criativa negra, oferecendo uma plataforma de visibilidade, negócios e troca cultural em Salvador.
Serviço
O quê: Feira Preta Festival Salvador
Onde: Doca 1 (Avenida da França, S/N, Comércio)
Quando: 28 a 30 de novembro (sexta a domingo), das 10h às 22h
Ingressos: entrada gratuita
Confira a programação completa no Instagram do evento.
Foto de capa: divulgação
