No dia 05 de dezembro, a escritora baiana Inaiá Simões lança a primeira edição de seu quarto livro, Poesia no Papel de Pão. A autora vai receber amigos e leitores no Espaço D’Gregório, localizado no Shopping Cidade, a partir das 18h, para um happy hour de autógrafos e abraços. O lançamento celebra os 23 anos da jornada poética de Inaiá, numa criação que transcende a simples coletânea de versos e apresenta-se como um manifesto estético que eleva o cotidiano ao sublime, através de uma poesia concisa, direta e profundamente reflexiva, explorando a arte do sintético. Poesia no Papel de Pão celebra também o aniversário de 50 anos da escritora, que dedicou quase metade da vida a escrever poemas.
Poesia no Papel de Pão – a nova estética
“Poesia no Papel de Pão” é a síntese da maturidade poética de Inaiá, onde cada verso busca ter “o impacto das poucas palavras e infinitos sentidos”. O livro, prefaciado por Andrezão Simões, é descrito como revelador de uma “Quintanidade” feminina, abordando temas da rotina, amor, crítica social e a luta feminina, em “A Revolução das Fêmeas” A essência da obra reside na frase do poema “Amada Prece”: “A poesia é a vingança do não dito.”
Trajetória poética
A formação cultural de Inaiá Simões foi profundamente inspirada por sua família de sete irmãos, onde a dança, a música e a literatura sempre foram centrais: “Ainda quando criança a minha casa era uma celebração. As reuniões em família eram recheadas de música, arte e cultura sempre estimulada pelos meus pais.”
A estréia na poesia ocorreu, quando, ainda estudante de ciências sociais na UNIFACS, venceu o Concurso de Poesia da instituição com o poema Fênix. O prêmio foi publicado no Jornal A Tarde, marcando o início de sua carreira como escritora.
Inaiá Simões é uma leitora voraz, com referências que transitam entre a prosa de João Ubaldo Ribeiro e Saramago, e a poesia de Mário Quintana, Thiago de Melo Neto, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Hilda Hilst, Cora Coralina, Ana Cristina Cezar, e seu preferido e amado, Pablo Neruda.
Livros publicados e experiência internacional
Sensações
Prefaciado por seu pai, Renato Simões. Reúne anotações escritas em “qualquer pedaço de papel”, traduzindo sua filosofia: “Poesia é mais que inspiração, é sensação e o eterno exercício da vida.”
Saudades e outras Tatuagens
. Prefaciado pelo saudoso por Guido Guerra, ressalta o poder lírico da obra em “transfigurar o real”. Teve lançamentos na Bahia e em Barcelona, Espanha, no Espaço Cultural Olokut e no Fórum Mundial da Cultura, com a atriz Anaí Castro.
Labirinto de Eva
Apresentado no Festival Brasilianische Botschaft in Berlin. Fruto de suas experiências na Europa e pelo seu retorno ao Brasil descreve momentos de “mudanças, transformações, transmutações”. Foi apresentado na Embaixada brasileira na Alemanha.
Reconhecimentos
- 2013: Recebeu a Menção Honrosa do Prêmio O Buriti Poesia;
- Contemplada no edital do Projeto Poesia na Árvore, em Minas Gerais, em duas temporadas.
Serviço
Livro: Poesia no Papel de Pão
Autora: Inaiá Simões
Edição: 1ª Edição, 2025
Editora: Independente
Dia: 05/12, das 18h às 22h
Local: D´Gregório, Shopping Cidade (proximo do Paseo Itaigara)
Endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, 3359 – Caminho das Árvores, Salvador – BA
Pré-venda
R$ 49,90
- Chave PIX: inaiasimoes@gmail.com
- Cartão de Crédito: neste link
Entrega do livro
A retirada do livro será feita diretamente no dia do lançamento.
Contato da autora: casadosete@outlook.com.br
Instagram e Facebook: @inaiapoesia

Foto de capa e card: divulgação
