Situada no Centro Histórico de Salvador e ao lado da Rua Chile, a Ernesto Bitencourt Galeria possui um importante e bem-curado acervo, com destaque para artistas como Carybé, Mário Cravo Neto, Aurelino dos Santos, Jayme Fygura e outros. Fundada em 2023 pelo pesquisador, educador e membro da SOCIARTE Ernesto Bitencourt, a galeria nasceu de uma paixão de seu proprietário – a arte, que desde 2013 já fazia parte de seu cotidiano como colecionador e depois marchand.
Desde que adquiriu, como consumidor, uma gravura de Carybé, o advogado, oficial do Exército da reserva e ex-professor de Matemática do Colégio Militar de Salvador percebeu que seu olhar de admirador e estudioso de arte poderia casar com a proposta de ter um local para a difusão de obras de vários artistas com destaque para a arte baiana. Mais do que um empresário ou colecionador, Ernesto é um apaixonado pela pintura, gravura, escultura e fotografia – e isso faz a diferença na galeria, de ares contemporâneos e que traz o DNA de Bitencourt em cada detalhe.
Em 2023, para inaugurar a galeria, Ernesto organizou a exposição coletiva “Uns Certos Artistas”, reunindo nomes como Justino Marinho, Bel Borba, Zivé Giudice, Vauluizo Bezerra e Almandrade.

Ações com museus e participações em exposições
No ano de inauguração da galeria, em 2023, Ernesto coordenou o Salão de Artes de Porto Seguro e a exposição “Mário Cravo – 100 anos”, realizada na Casa de Câmara e Cadeia, em Porto Seguro.
Já em 2024, ele organizou e produziu o álbum de gravuras “Aurelino dos Santos”, numa collab com a Editora Papel Assinado. A parceria resultou ainda na edição dos múltiplos de objetos de arte de Almandrade, lançada no mesmo ano.
No ano passado, a Ernesto Bitencourt Galeria realizou, com acervo próprio, a exposição “Jayme Fygura: De Corpo e Alma”, na Caixa Cultural em Salvador, auxiliando na curadoria da mostra. Além disso, com um forte trânsito nos grandes espaços culturais da cidade, a galeria cedeu, sob comodato, um painel raro do artista Louco ao MAM-BA.
As ações de Ernesto e da galeria cruzam divisas, tendo presença no disputado mercado de arte paulista. Em 2022, participou da Feira da Hebraica, em parceria com Miguel Salles. Também assinou a curadoria da exposição Aurelino dos Santos no salão do Bela Cintra, nos Jardins.
Apoio ao Centro Histórico de Salvador e múltiplas linguagens artísticas
Para colaborar no impulsionamento das atividades culturais na Rua Chile, a galeria foi a promotora da exposição “Abrindo as Velas do Saveiro”, do artista Floro Freire, que esteve em cartaz no Palacete Tirachapéu no primeiro semestre de 2025.
E fomentando a galeria como um centro de arte contemporâneo e que dialoga com várias propostas, semanalmente o local é o cenário da gravação do quadro “Cidadão Quem”, da TV e Rádio Câmara Municipal de Salvador, no qual personalidades baianas são entrevistadas.
Além disso, a Ernesto Bitencourt Galeria, no final de 2025, realizou a exposição Olhares Contemporâneos, com 20 artistas arquitetos, na qual foi homenageada a escultura Grace Gradin.

Serviço
Ernesto Bitencourt Galeria
Onde: Rua das Vassouras, 04, Centro Histórico de Salvador
Instagram – perfil
Foto de capa: divulgação
