O cenário musical feirense tem a oportunidade de conhecer uma nova e potente voz na próxima sexta (16). A jovem cantora e multi-instrumentista Duda Damasceno, natural de Irará – celeiro de talentos como o tropicalista Tom Zé -, sobe ao palco da Cidade da Cultura, às 20h, para uma apresentação musical.
DNA musical
Duda não chegou à música por acaso; ela carrega o DNA artístico de Irará. Neta do sanfoneiro e pandeirista Ezar Ramos e filha de Cleusa Ramos, clarinetista que dedicou 22 anos à histórica Filarmônica 25 de Dezembro, Duda cresceu entre partituras e ensaios.
Hoje, aos 20 anos, ela honra o legado familiar como musicista da mesma filarmônica, conhecida carinhosamente como “A Furiosa”, onde toca flauta transversal e flautim desde os 11 anos de idade.
Influências e carreira
Quando criança Duda curtia ícones da axé-music como Ivete Sangalo e Claudia Leitte. Depois, já no começo da maturidade artística, se encantou com o universo da MPB. Hoje, ela cita entre suas influências nomes como Mariene de Castro, Gal Costa, Maria Bethânia, Vanessa da Mata, Elis Regina, Caetano e Djavan, entre outros.
Com repertório baseado em suas influências musicais, Duda, que também é vocalista da banda iraraense Raízes do Axé, tem feito muitas apresentações solo de voz e violão em Irará.
No último dia 23 de novembro, quando do lançamento da coleção de cordéis “5 Pretos de Irará”, de Kitute Coelho, a apresentação de Duda surpreendeu positivamente o músico Gigi Cerqueira. O experiente músico natural de Irará, baixista da banda de Ivete Sangalo, presente ao evento, confessou-se admirado pelos amigos próximos.
Agora o público feirense tem a oportunidade de conhecer o talento e a voz de Duda Damasceno. A artista pretende espalhar o seu canto em Feira de Santana, maior entroncamento rodoviário do Norte/Nordeste, é, com certeza, um local excelente para figurar entre os seus pontos de partida.
Serviço
O quê: Show Duda Damasceno (Repertório MPB)
Onde: Cidade da Cultura – Feira de Santana/BA
Quando: sexta-feira, 16 de janeiro, às 20h
Destaque: Revelação de Irará
Foto: divulgação
