Ao longo desta semana o mundo da cadeia do cacau volta os olhos para os Países Baixos, no noroeste europeu, onde está sendo sediada na capital holandesa a Amsterdam Cocoa Week 2026, uma das maiores e mais importantes plataformas de negócios e sustentabilidade que define os rumos globais do setor de cacau e chocolate. Produtores, empresários e especialistas de mais de 60 nações participam da programação, com o mercado brasileiro representado pelo empresário Marco Lessa, intitulado “Embaixador do Cacau” e rankeado por três anos entre os cem profissionais mais influentes do agronegócio do Brasil.
Estrategista reconhecido pela construção de eventos globais como o Chocolat Festival e Origem Week, o CEO dos grupos MVU e M21 atua na curadoria de oportunidades e inovações para o setor. O foco da missão é apresentar ao mercado europeu o novo momento da cacauicultura nacional: uma indústria pautada pela sustentabilidade, alta tecnologia e excelência na produção de cacau fino.
“O Brasil é um grande exportador de commodities, uma referência nos setores do café, açúcar, soja e carne, por exemplo. Mas, para ganhar o mercado global com consistência e maior impacto econômico — e social —, precisamos exportar produtos de origem e com valor agregado, nossa cultura, nossos intangíveis, além de atrair investimentos e visitantes. Com essa visão, começamos a promover missões e eventos que cruzam todos esses ativos de um Brasil diverso e plural. Um Brasil que o mundo ainda não conhece, mas precisa conhecer”, disse Marco Lessa.

Evento movimenta o setor através de grandes negócios
Realizada no histórico edifício Beurs van Berlage, o evento que começou na última segunda-feira (16), segue até domingo (22). A programação do Chocoa Amsterdam serve de palco para rodadas de negócios de alto nível e fóruns de decisão, além de feira, masterclasses e Festival de Chocolate, atraindo milhares de visitantes e altas cifras de euros em transações comerciais.
O estande Cacau Brasil, projeto fruto de uma parceria entre os governos da Bahia, Pará, Prefeitura de Ilhéus, Rota das Frutas e operacionalizado pela equipe da MVU, promove a diversidade do cacau e chocolate como força motora econômica, gastronômica e turística, além de funcionar como um hub de networking.
Durante o evento, o Brasil conquistou três medalhas de ouro na categoria principal do Cacao of Excellence, premiação que reconhece os melhores produtores de cacau de alta qualidade do mundo. Os vencedores foram a Agrícola Cantagalo, sediada na Fazenda Santa Cruz em Itacaré (BA), e os produtores paraenses Souza e Leonardo Vieira.
Expansão e sustentabilidade
A missão conta com a parceria estratégica da Codevasf, reforçando a integração entre o setor produtivo e institucional. Durante os encontros, o Grupo M21 defende modelos de expansão sustentável, como o sistema Cabruca, e apresenta destinos de alto valor agregado, a exemplo da Estrada do Chocolate (BA), integrando agricultura, turismo e desenvolvimento econômico em uma única vitrine internacional.
Acompanhe através desse reel.
Fotos: divulgação
